quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Osíris entre Mulheres



OSIRIS ENTRE MULHERES
Nada mais memorável e sugestivo do que participar numa exposição de pintura cujo tema se refere a uma relação mítica e talvez histórica entre deuses:
“OSIRIS ENTRE MULHERES”
Porque Osíris - que é o deus da antiguidade egípcia, mais venerado e amado por aquelas pessoas da época - chegou até aos nossos dias em plenitude de valores, como uma divindade vivificadora da fertilidade.
Mas Osíris - para se tornar um deus completo - precisou da ajuda da sua esposa, Ísis. E qualquer um que hoje pense em Osíris, rapidamente o nome de Ísis surgirá na sua mente. A mulher deusa que conseguiu o milagre da ressurreição de Osíris após o seu assassinato e mutilação.
Se Osíris é o deus da fertilidade e da vida ("O perfeito antes e depois do nascimento"), Ísis é a grande mãe protetora da humanidade, deusa da sabedoria, deusa do céu e do universo, Ísis representa como ninguém as mulheres de todos os tempos.
Tal como o título da exposição diz… “Osíris ENTRE MULHERES”. Essa segunda afirmação é, na verdade, a marca profunda da expressividade feminina mais sublime de Ísis.
Portanto, relacionar-se uma exposição de pintura a Osíris com as MULHERES é um sucesso, algo que vitaliza hoje a necessidade de destacar o valor das pessoas como iguais. Osíris (deus-homem) e Ísis (deusa-mulher) formam uma conjunção perfeita para a celebração e felicitação da vida presente e, quem sabe, também futura e eterna.
Uma exposição que se move sob a criatividade deste tema realmente anuncia algo divino (e nunca melhor dito).
A pintora galega María Luisa Novais não podia deixar a oportunidade de deixar a sua marca nesta exposição dentro dos valores que ela - em suas obras - sempre defende, onde a mulher é o centro vital de todas as coisas.
Novais é uma mulher pintora com uma longa trajetória artística e de muitas e importantes exposições a nível nacional e internacional.
O que, vem ao caso recordar, é a confluência de sua arte com a arte pictórica egípcia, onde ela dá apuro e força à cor dos seus quadros, alegre e altamente simbólicos, como podemos apreciar nas suas máscaras femininas, inquietantes e misteriosas.
A originalidade de Maria Luisa Novais é sem dúvida a força vital e colorida de Ísis em suas representações. Seu estilo, sem dúvida, é original e onde a exaltação da figura da mulher e da natureza é fundamental em todo o seu trabalho.
E como já foi proclamado em outras exposições, aqui também "Esta é uma oportunidade maravilhosa para conhecer, mais profundamente, esta artista e a sua obra".

José Francisco González (escritor)

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Osíris entre Mulheres"